Comissão de Voluntários leva o projeto SAÚDE NO CAMPO HSJ à região do Córrego do Açude

Publicado em segunda-feira, 26 de junho de 2017 às 18:15
Tags:
Tamanho da fonte

Pelo segundo ano consecutivo, a Comissão de Voluntários do Hospital São José organizou, sábado dia 24 de junho, na região rural do Córrego do Açude, no município de Ituiutaba, uma grande campanha de prestação de serviços de saúde e agradecimento aos produtores rurais que ajudam a instituição doando animais e objetos para o leilão do HSJ. O Presidente do HSJ, Vicente Pereira da Silva, agradeceu a todos em nome dos anfitriões daquela região, inclusive aos apoiadores Jair e José Camargo, deixando o convite para que todos possam visitar a instituição e conhecer a construção do novo bloco cirúrgico, erguido com dinheiro de arrecadação da comunidade.

O coordenador de leilões da Comissão de Voluntários, sargento José Carlos Dantas, agradeceu a Deus por ter a oportunidade em dar contrapartida ao produtor rural que colabora com a construção do novo HSJ. “É um hospital que atende toda a população, e não apenas os menos favorecidos. Todos que chegam lá, são encaminhados e bem atendidos”, ressaltou. Dantas observou que esse é o projeto Saúde no Campo HSJ, que propõe levar o Hospital São José até a zona rural, onde todos são muito bem recebidos. “Não temos dificuldade nenhuma, é um trabalho transparente que está crescendo”.

Neste ano, foi possível a Comissão de Voluntários do HSJ levar ao Córrego do Açude, quatro médicos: o clínico e gastroenterologista e cirurgião Dr. Rodrigo Otávio Braga, diretor clínico do HSJ, mais o urologista Dr. Paulo Lérias, a ginecologista e mastologista Dra. Laura Bitu, e o cardiologista e clínico, Dr. Rafael Gonçalves. Além deles, representaram a Equipe de Enfermagem do HSJ, a enfermeira Isadora Borges e as técnicas de enfermagem, Rosylene Baltazar, Vanuza e Neide. O HSJ, também levou um técnico do Laboratório Pasteur, Ricardo, que colheu 40 exames de PSA (próstata, via sangue). Um evento histórico, pela variedade de serviços de saúde que foram prestados. O médico Dr. Rodrigo Braga analisou o evento como um aprendizado contínuo que a instituição tem prestado a todos, inclusive aos médicos, acrescentando: “É extremamente gratificante. E penso que esse é um exemplo que deve ser lapidado, evoluído, para que se repita muito no padrão que estamos fazendo aqui, na parte educativa e terapêutica, de poder atender as pessoas onde elas moram. E, além disso, a parte humana, a relação nossa com as pessoas da comunidade. Nós, médicos, nos sentimos muito valorizados em estar participando de um evento desse porte. ”

O diretor clínico do HSJ informou que a casuística dos moradores da comunidade rural, é a mesma da população em geral: pacientes com hipertensão, problemas digestivos. “E é muito importante o trabalho que a doutora Laura está fazendo, que é a parte de prevenção às doenças das mulheres, com orientação sobre o câncer de colo de útero e o câncer de mama, extremamente frequentes na comunidade feminina”.

Os produtores rurais Jair e José Camargo, muito conhecidos e premiados pelo brilhante trabalho de melhoramento genético, são apoiadores irrestritos do Hospital São José. Jair contou que, no passado, já foi operado pelo médico da instituição, Dr. Saul Carvalho, na Rua 20 com a Avenida 9, sendo que o pai dele, sr. Tatão Camargo (Sebastião), incentivou aos demais da família a dar continuidade ao apoio ao HSJ. “Ano passado, as mulheres cobraram por uma ginecologista, e hoje a doutora Laura está aqui realizando um brilhante trabalho, inclusive de palestra a todas as mulheres do campo”, disse. O sr. José Camargo, recordou que ele e os demais produtores da região contribuem com o leilão, pedindo, juntando e arrematando. “Aquele hospital, pra nós, é de grande importância. A gente fica muito feliz, com tudo isso”, expressou.

O médico urologista, Dr. Paulo Lérias, explicou que as pessoas que têm a preocupação em se prevenir, que isso não vai evitar a doença, porém, conseguindo diagnosticar cedo o câncer de próstata, por exemplo, é grande a possibilidade com quase cem por cento de cura. “Então, a prevenção é o principal foco da medicina atual. E aqui, estamos discutindo sobre a responsabilidade de procurar, sempre, um tratamento preventivo”, afirmou. Durante as consultas e exames, Dr. Paulo Lérias incentivou a todos os pacientes para voltarem a fazer os exames. “A gente sente a boa vontade dos pacientes, aqui na zona rural, em colaborar com o procedimento. Todos com muita atenção e receptividade às informações que a gente passa”.

O presidente da Comissão de Voluntários, Valmir de Oliveira Teixeira, parabenizou a todos que participaram do evento, os médicos, enfermeiros, e em especial ao grupo de voluntários que organizou tudo: “Dantas, Jair e José Camargo, são pessoas que realmente têm feito a diferença, aí, no Córrego do Açude”. Valmir analisou que a prestação de serviços está crescendo, cada vez mais, de forma agradável e harmoniosa, com apoio aos mais carentes.

 

Fotos: Flávio Oliveira / RP HSJ

Fotos

Mais Matérias

Leia também

Processando...