CIPA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ TOMA POSSE

PRESTAÇÃO DE CONTA DA LIVE SOLIDÁRIA
Live Solidária arrecada mais de quatro mil reais para o Hospital São José

Fotos
Sicoob Credipontal doa mobiliário para o HSJ em comemoração ao Dia de Cooperar

Fotos
CIPA do Hospital São José discute Mapa de Riscos na instituição

A Comissão Interna de Prevenção de Acidente (CIPA), do Hospital São José, se reuniu na noite desta quarta-feira (23), para o curso de introdução a Segurança do Trabalho. Entre os conteúdos programados, foram debatidos os conceitos básicos da CIPA, os perigos e riscos eminentes no trabalho, as ações de prevenção, higiene ocupacional, equipamentos de segurança individual (IPIs), riscos ambientais, ações de prevenção e campanhas de segurança.
Foi tratado também sobre a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho) e sobre a organização e funcionamento da CIPA no hospital.
Nesta reunião ficou definido que os membros da CIPA do São José vão fazer o Mapa de Riscos dos hospital. O Mapa de Risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho, capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores: acidentes e doenças de trabalho. Tais fatores têm origem nos diversos elementos do processo de trabalho (materiais, equipamentos, instalações, suprimentos e espaços de trabalho) e a forma de organização do trabalho (arranjo físico, ritmo de trabalho, método de trabalho, postura de trabalho, jornada de trabalho, turnos de trabalho, treinamento, etc.).
Hospital São José esclarece o pedido de credenciamento no SUS para serviço de alta complexidade em cardiologia.

Hospital São José esclarece o pedido de credenciamento no SUS para serviço de alta complexidade em cardiologia.
Depois que as novas salas cirúrgicas ficaram prontas e cumprido todos requisitos da Portaria do Ministério da Saúde, a direção do Hospital São José solicitou ao Gestor do SUS em Ituiutaba o credenciamento do serviço de alta complexidade em cardiologia. A solicitação do hospital foi para Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Cirurgia Cardíaca, Eletrofisiologia e Marcapassos, Cirurgia Vascular Periférica e Intervencionista Periférica.
O pedido de credenciamento foi feito no final do ano de 2019 e só agora, há dois meses, saiu um parecer desfavorável da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Na verdade o Hospital São José está concorrendo com Uberlândia, mas na visão dos diretores é necessário implementar recursos no processo, “uma vez que não se consegue transferir pacientes para os serviços de nossa referência, por absoluta falta de vagas. Ituiutaba tem mais de 100 mil habitantes, responde por uma microrregião de quase 300 mil habitantes e precisa ter independência e criar seu próprio serviço para atender a demanda”, disse o diretor administrativo, Cleuson Oliveira.
O diretor ainda informou que o serviço cardiológico que está dentro do hospital não é credenciado pelo SUS, é particular. “Temos que colocar o paciente na fila do SUS Fácil”.
É importante esclarecer que o serviço, uma vez credenciado pelo SUS, automaticamente passa a pertencer ao Hospital São José, a exemplo do Serviço de Oftalmologia, já credenciado há muitos anos.
O impacto financeiro do credenciamento é alto e tem que estar no orçamento da União. “Por isso essa é uma questão muito burocrática do Ministério da Saúde, mas nossa expectativa é grande e torcemos para dar certo”.
O parecer desfavorável da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais não é definitivo, cabe recurso e este recurso só pode ser impetrado pelo Gestor do SUS em Ituiutaba. A Gestora do SUS em Ituiutaba, Secretária de Saúde de Ituiutaba, Sandra Barbosa, informou ao Hospital São José que este recurso já foi protocolado.
O Hospital São José vem trabalhando junto as autoridades constituídas e as forças políticas, no sentido de mobilizar para mostrar a necessidade do credenciamento deste serviço para a população do Pontal do Triângulo Mineiro.