Diretoria do HSJ expõe grave situação financeira da instituição à comunidade

Publicado em sexta-feira, 11 de maio de 2018 às 14:46
Tags:
Tamanho da fonte

O Diretor Clínico do Hospital São José, Dr. Rodrigo Otávio Braga, expôs em reunião da Câmara dos Vereadores de Ituiutaba, no dia 7 de maio, a preocupação da Diretoria do HSJ e da Comissão de Voluntários com o desequilíbrio financeiro enfrentado pela instituição, diante da falta de repasse de recursos estaduais e atrasos com prefeituras conveniadas. A situação, afirmou o médico, chegou a tal ponto que o Hospital São José poderá enfrentar insolvência e sérios problemas na prestação de serviços de saúde à comunidade regional, uma vez que a dívida geral do HSJ está em R$ 6.901.000,00.

Membros da Comissão de Voluntários do Hospital São José, médicos, enfermeiras e colaboradores da instituição, diretores do Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo e vários apoiadores, compareceram à reunião, demonstrando indignação com a grave crise enfrentada pelo hospital. De forma geral, os vereadores foram sensibilizados e se dispuseram ajudar a buscar uma solução para o problema.

O diretor clínico do HSJ falou sobre pautas de interesse coletivo, que são na verdade utilidade pública. Dr. Rodrigo Braga iniciou sua explanação recordando que o Hospital São José é um parceiro da comunidade tijucana e de toda a região, abrigando em sua sede uma clínica de oftalmologia que atende cerca de três mil pessoas por mês e que, somente no ano de 2017, realizou cerca de trezentas cirurgias. Pontuou que, mesmo com 165 funcionários diretos, o hospital ainda trabalha com o número mínimo de colaboradores e 94% dos atendimentos feitos na instituição ocorrem via Sistema Único de Saúde, o SUS. E que, diante da atual circunstância, teve que notificar, por email e até por telefone, a delegacia sediada em Uberlândia do Conselho Regional de Medicina – CRM.

O pagamento dos honorários dos plantões médicos está congelado, com quatro meses de atraso: outubro, novembro, dezembro de 2017 e janeiro de 2018. Por solicitação da Diretoria Clínica, foi realizada uma reunião onde os médicos concordaram em congelar o montante atrasado e, inclusive, trabalhar com redução de 25% do preço na tabela geral dos serviços, até que a situação se normalize.

Tendo em vista que o déficit mensal do HSJ é de R$ 240 mil, o diretor clínico enfatizou, aos vereadores e à população, que a Diretoria do Hospital São José está fazendo todos os esforços possíveis, tanto em Ituiutaba, Brasília e Belo Horizonte, buscando recursos e condições legais que possam restabelecer o equilíbrio financeiro da instituição.

Os vereadores fizeram diversas perguntas ao Dr. Rodrigo Braga, que prontamente esclareceu dúvidas e, por duas vezes, sublinhou: “A saúde tem pressa. O doente, às vezes, não pode esperar.” Na opinião do diretor clínico do HSJ, Ituiutaba como cidade pólo do Pontal do Triângulo Mineiro deve se preparar, pois a regional de Uberlândia está sobrecarregada e pode fechar as portas para outros municípios que estão fora da sua área de abrangência. “Para vocês terem ideia, o dimensionamento para leito de UTI é de uma vaga para cada dez mil habitantes. Deveríamos ter vinte leitos de UTI adulto no HSJ, mas, no entanto, temos apenas dez.”

Fotos: Flávio Oliveira / RP HSJ

Fotos

Mais Matérias

Leia também

Processando...