Nota do Hospital São José da SSVP

Publicado em sexta-feira, 18 de setembro de 2020 às 10:11
Tags:
Tamanho da fonte

A Diretoria do Hospital São José da Sociedade de São Vicente de Paulo vem a público informar, contestar e esclarecer sobre matéria divulgada em redes sociais no dia 16/09/2020, em live usada de forma agressiva, sem qualquer respaldo e desacompanhada de provas.

Assunto 1 – Ambulâncias – Os veículos recebidos da JBS como doação, são furgões que podem serem adaptados em UTI Móvel, vez que para tal adaptação é necessário vários equipamentos que tem um elevado preço para sua aquisição, além de ter que contratar  de 8 a 10 motoristas qualificados, enfermeiros, médicos, em rodízio de quatro turnos, ou 12x36, mais gastos de seguros, manutenção, combustíveis, diárias de viagem etc. O Hospital não tem condições financeiras de arcar com o custo. Conforme estudo e entendimento e anuência, foi feito a transferência dos veículos para o Município de Ituiutaba, cujo uso se torna mais apropriado, uma vez que já possui departamento especializado com motoristas qualificados, escalas adequadas 24 hs por dia, gestão de muitos veículos de Urgência/emergência. O serviço e o objetivo, que é atender a população serão atingidos em uma escala muito mais ampla. Sabe-se que inclusive os mesmos terão um papel importante no transporte de pacientes oncológicos para Barretos, Uberlândia e Uberaba.

Assunto 2 – Tomógrafo – Conforme Edital de Chamamento Público do Ministério da Saúde, o Hospital participaria do Processo Seletivo podendo ser contemplado ou não. No Edital o Processo Seletivo apresentava prazo e Critérios de Inclusão incompatíveis com a capacidade de atendimento por parte do Hospital São José, naquele momento. Teria que garantir instalações físicas adequadas para o recebimento do equipamento  de acordo com a Resolução RDC Anvisa nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 e ainda a responsabilidade e a obrigação de disponibilizar ambiente próprio e adequado para a instalação do tomógrafo no prazo máximo de 20 (vinte) dias a contar da assinatura do Termo de Compromisso, exigências estas que não poderíamos cumprir. O Hospital São José tem sim interesse de instalar um serviço de Tomografia e Ressonância. Nosso projeto de imagenologia, está em andamento e dependendo de aprovação pela ANVISA/SES-MG/Belo Horizonte. Trata-se de um projeto complexo para o qual é necessário a Aprovação da Vigilância Sanitária, Construção Física, Baritamento de paredes com chumbo e Laudo de um Físico para autorização. Tudo isto demanda muito tempo.

Assunto 3 – Tomografia(Cedimagem) - Em relação as tomografias que estão sendo feitas para Covid-19, as mesmas são custeadas pelo Município. Em caso de necessidade de algum exame de imagem, por conta do Hospital, é feito cotação e contratada a empresa que apresenta o menor preço. Salienta-se que não existe Contrato de Prestação de Serviços entre Hospital São José e Cedimagem.

Assunto 4 – Padre José Maria – O Hospital disponibilizou toda sua capacidade de assistência ao Pe. José Maria, com muita qualidade. Fez Cirurgias, Diárias de UTI Geral, Diárias de Clínica Médica Geral, Diárias de UTI Covid-19 e Diárias de Clínica Médica Covid-19. Tudo foi através do SUS com custo zero, como é para todos os pacientes, que dependem do Serviço Único de Saúde.

Assunto 5 – Permanência em UTI – É grave quando pessoas desinformadas e desqualificadas para tal, tentam discutir conduta médica, o Hospital é auditado em suas contas e sempre agiu corretamente.

Assunto 6 – Prestação de Contas - Todos os processos que envolvem Convênios, recebimentos de verbas, sempre foram e são enviados regularmente ao setor de Prestação de Contas da Controladoria do Município de Ituiutaba.

O Hospital São José é o único na região credenciado pelo SUS e que em todas crises de saúde sempre está presente. Atendemos mais de 90% de SUS a uma microrregião formada por 9 Municípios. Um exemplo é a Pandemia, estamos presente na LINHA DE FRENTE, enfrentando todas peripécias, mas consciente de nosso trabalho bem feito e nossa obrigação e mesmo assim pessoas que deveriam somar com o Hospital São José neste momento difícil, ficam fazendo política com a desgraça dos outros.

Toda a Diretoria é respaldada pela honestidade, transparência e sempre agiu dentro da legalidade, repudia qualquer ato de corrupção e desonestidade.

Esclarecemos que tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis.

 

Ituiutaba-MG, 16 de Setembro de 2020

 Diretoria do Hospital São José da Sociedade de São Vicente de Paulo

Mais Matérias

Leia também

Processando...