ICP realiza evento preventivo em comemoração ao Setembro Vermelho

Terça-feira, 20, o Instituto Cardiológico do Pontal – ICP – realizou, na Avenida José João Dib, na academia pública de Ituiutaba, a terceira edição da campanha Setembro Vermelho, em comemoração ao mês adotado pela Organização Mundial de Saúde – OMS - como período de prevenção às doenças cardiovasculares. De acordo com a Coordenadora do Projeto, a psicóloga e empresária Elaine Vilela, a campanha teve como objetivo alertar a população sobre a importância de adotar hábitos saudáveis para a prevenção de doenças, tendo oportunidade de elaborar um programa de atividades físicas e multiplicar o conhecimento através de orientações com cartilhas e equipes do Instituto.
Durante o evento, várias atividades foram realizadas. Como de praxe, o ICP disponibilizou à comunidade, em parceria com o Hospital São José, exames rápidos de diabetes (glicemia), aferição da pressão arterial, com dicas de saúde. Participaram desse trabalho o responsável técnico da Enfermagem do HSJ, Valter Belizário Neto, Jaqueline Euzébio Silva, Fernanda Lacerda Oliveira, Manoela Cristina Ferreira e Natalia Cristina Ferreira.
Além disso, todos participaram de uma caminhada tendo como trajeto a pista da avenida, por onde centenas de pessoas fazem atividades físicas diariamente. A médica Dra. Ivana Abdo Martins também realizou atividade com artes corporais chinesas. A equipe da Wellnessfit, de Danilo Ribeiro, realizou uma apresentação de ginástica preventiva e, Viviane Aguiar (Academia Cempre), com apresentação de danças. Diversos outros profissionais também participaram do evento, como a nutricionista do HSJ, Isadora Costa Simões, que prestou relevantes serviços orientando a comunidade sobre alimentação saudável e medindo o Índice de Massa Corporal – IMC.
O médico e Diretor do ICP, cardiologista Dr. Antônio Ronaldo Vieira Silva, afirmou que é uma satisfação trabalhar com a prevenção e controle das doenças cardiovasculares, reduzindo o número de mortes e promovendo melhor qualidade de vida e bem-estar, visto que a doença cardíaca é a primeira causa de morte no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de 350.000 pessoas vão a óbito, por ano, só no Brasil.
A coordenadora Elaine Vilela informou que, ao todo, oitocentas pessoas compareceram no evento. Ela agradece o empenho e a participação de todos, inclusive dos parceiros, sendo: o cardiologista Dr. Jesus Carlos Jacobs, Dermacárdio, Vida Centro Médico, Hospital São José, Supra Supermercado, SAE, Baduy Desenvolvimento, Águia Contábil, Pinduca Eventos, Sistema Cancella de Comunicação, Rede Vitoriosa, Jornal Folha da Região, Jornal do Pontal, entre outros que doaram brindes.
Fotos: ICP / Divulgação