SAE mediará importante convênio social em parceria com o Hospital São José
ITUIUTABA - Foi assinado dia 25 de novembro, entre as diretorias da Superintendência de Água e Esgoto - SAE - e o Hospital São José da Sociedade São Vicente de Paulo - HSJ-SSVP - , convênio que autoriza a população a fazer doações

ITUIUTABA - Foi assinado dia 25 de novembro, entre as diretorias da Superintendência de Água e Esgoto - SAE - e o Hospital São José da Sociedade São Vicente de Paulo - HSJ-SSVP - , convênio que autoriza a população a fazer doações à instutuição filantrópica através da conta de água. De acordo com o presidente do HSJ, Vagno de Oliveira, a iniciativa deverá gerar benefícios importantes para a manutenção da instituição filantrópica, que destina mais de 80% de seu atendimento ao Sistema Único de Saúde, o SUS.
A Lei, de número 4.114 de 24 de Outubro de 2011, foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal e tem como objetivo facilitar as doações ao Hospital São José, que mensalmente atende cerca de 500 internações e mais de 1.500 atendimentos ambulatoriais, todos de pacientes do SUS. O dinheiro arrecadado será utilizado em cirurgias eletivas, custeio hospitalar, materiais e medicamentos, aquisição de equipamentos, ampliação do quadro técnico e melhoria no atendimento de média e alta complexidade. As doações poderão ser feitas a partir de três reais/mês, após o preenchimento de documento específico autorizando a autarquia a fazer o desconto, com livre opção de rescindir a autorização.
Para o diretor-presidente da SAE, Rubens Erifatan Vaz, essa é uma ação de parceria realizada a custo zero para o Hospital São José da Sociedade de São Vicente de Paulo. "Agora, cabe ao voluntariado da SSVP buscar as doações pela conta de água junto à população. A finalidade é arrecadar dinheiro para uma causa nobre, cuidar de doentes, da vida e da saúde."
Com a inauguração dos novos bairros Canaã I e II, a SAE possuirá cerca de 35 mil ligações de água na cidade. De acordo com o diretor da autarquia, isso pode representar uma população de até 115 mil pessoas, tendo como base a média de habitantes na região Sudeste por imóvel, que é de 3,5 habitantes. "O pobre e a classe média, o rico, todos poderão doar. O povo gosta de ajudar e tenho certeza que o HSJ poderá arrecadar um bom dinheiro, mensalmente", concluiu Rubens Vaz.
O presidente do HSJ, Vagno José de Oliveira, explica que a instituição é referência regional, atendendo nove municípios, e que a Sociedade São Vicente de Paulo sempre esteve aberta para essa participação de empresas e da sociedade (com doações) nos seus trabalhos, tanto no Hospital São José, como o Lar do Idoso Padre Lino José Correr ou nas creches Maria de Nazaré, unidades I e II. "Estamos melhorando cada dia mais, para que a população possa ser atendida em Ituiutaba, sem ter que se deslocar para outros centros", afirmou.
O PROJETO
O projeto é de iniciativa popular, conduzido pelo aposentado Ulisses Silva Filho, que é vicentino e conta como formatou a ideia: "todos os dias, em casa, acompanhava notícias da situação financeira enfrentada pelo Hospital São José. E fui anotando, buscando uma solução. E assim fizemos esse projeto que é tanto de Ituiutaba quanto das cidades vizinhas". O programa é transparente e foi montada uma Comissão de Voluntários que fará visitas em residências e bairros do município.
O HSJ, de caráter filantrópico, busca em sua missão manter um superávit com objetivo de tornar a instituição saudável, atualizada com novos equipamentos. Todo recurso que entra no caixa do HSJ, é revertido para o atendimento à comunidade. A população terá acesso à prestação de contas dos recursos obtidos através das contas de água, de todo o dinheiro que entra e estará sendo aplicado.
Na ocasião, o HSJ informa que as doações desse convênio serão repassadas única e exclusivamente através da conta de água da SAE. Para outros tipos de doações, a diretoria do hospital informará dados de sua conta bancária. "Ninguém estará autorizado, pela Sociedade São Vicente de Paulo ou pelo Hospital São José, a fazer arrecadação pessoal ou individual", comunicou. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 34 3271 7200.
Fotos: Divulgação
Fotos
Leia também
Hospital São José recebe a visita do Bispo Diocesano, Dom Francisco Silva Diretoria, representantes do Corpo Clínico e dos Colaboradores do Hospital São José receberam, na primeira quinzena de dezembro, as visitas do bispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva
CEMIG beneficia hospital regional com o projeto "Iluminação em Hospitais" Graças ao projeto CEMIG “Iluminação em Hospitais”, o Hospital São José da Sociedade São Vicente de Paulo poderá economizar entre 30% e 50% com energia elétrica