MUTIRÃO DA CATARATA

Publicado em sexta-feira, 03 de dezembro de 2021 às 16:23
Tags:
Tamanho da fonte
Uma luz no fim do túnel. Esta frase é literalmente o sentimento dos pacientes que aguardavam uma cirurgia de catarata em Ituiutaba. E para que a fila andasse foi preciso um mutirão de cirurgias. Aproximadamente 500 pessoas esperavam uma oportunidade “ao sol” para sair da “escuridão”. E assim, com toda a dedicação dos colaboradores do Hospital São José, um a um, foi chamado e aos poucos a fila foi zerando. “O tanto que estão difíceis as coisas, eu não poderia fazer agora se não fosse o mutirão”, desabafou Cleusa Ferreira Gomes Franco.
Dona Alta Rosa de Jesus Silva conta que já não estava enxergando quase nada. “Eu tinha que chegar bem pertinho para enxergar direito. Nem a imagem na televisão eu via”.
A alegria dos pacientes ao passarem pelo procedimento também foi a alegria expressada por toda a equipe do HSJ. “O Hospital São José iniciou com os mutirões no mês passado. Hoje disponibilizamos para os pacientes as consultas, testes de lentes de contato, exames complementares e cirurgias de cataratas, glaucoma e pterígeno”, contou o médico Marco Aurélio Alves.
E a boa notícia não para por aí, o HSJ foi credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Glaucoma. “Esse é um serviço muito importante para a região, pois o glaucoma é uma degradação do nervo óptico, normalmente associada ao aumento da pressão dentro do olho. O tipo mais comum de glaucoma não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão. Em alguns casos a doença é uma emergência médica e o tratamento inclui colírios, medicamentos e cirurgia”, explicou.
O médico ressaltou os trabalhos realizados pelos Hospital São José nos últimos 21 anos. “O HSJ tem investido continuamente na melhoria dos serviços. Investido em equipamentos, na estrutura física e no treinamento da equipe. Hoje nosso atendimento é muito humanizado e temos um dos melhores centros cirúrgicos.”  
O mutirão da catarata foi possível graças a uma emenda do deputado federal André Janones que destinou um milhão de reais a unidade de saúde para realizar as intervenções médicas. “Com a destinação desse recurso para o mutirão de catarata eu cumpro o meu compromisso com a população de Ituiutaba de ter esse olhar especial para a saúde pública”, informou o deputado.
De acordo com informações da secretaria de Saúde de Ituiutaba nessa primeira etapa foram 500 cirurgias e a meta é que outras 500 sejam feitas em 2022. “Teremos também outros mutirões de cirurgias no município, como a de vesícula, por exemplo”, disse a secretária Sandra Barbosa.
A prefeita Leandra Guedes agradeceu a parceira com o HSJ. “Graças a Deus estamos zerando a fila. Eu só tenho a agradecer a equipe do HSJ que tem feito esse belíssimo trabalho em parceria com a prefeitura”.

Fotos

Mais Matérias

Leia também

Processando...