Voluntários organizam o "Primeiro Abraço" ao Hospital São José

A campanha "Salve Vidas" ganhou reforço com a adesão espontânea de lideranças, comerciantes e voluntários, que idealizaram o "Primeiro Abraço ao Hospital São José”. O evento será realizado no dia 19 de janeiro de 2013 e, de acordo com o presidente da Comissão de Eventos do HSJ, Márcio Roberto Oliveira, o objetivo é arrecadar recursos financeiros para adquirir equipamentos, modernizando a UTI e assegurando o término da Central de Esterilização do hospital, responsável por mais de 80% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde - SUS - em Ituiutaba.
Em reunião ocorrida terça-feira dia 11 de dezembro de 2012 no HSJ, o Diretor-presidente do HSJ, Olímpio Morais, agradeceu a iniciativa dos voluntários e colocou à disposição do grupo, membros da Diretoria do Hospital, que deverão participar dos trabalhos já no início de 2013.
No encontro com a Diretoria do Hospital São José, ficou deliberado que a Comissão de Eventos do HSJ dará apoio e acompanhará todas as ações da Comissão de Apoiadores ao "Primeiro Abraço ao Hospital São José", que por consenso entre os presentes ficou assim definida: Coordenadora, Nilva Helena Pereira Melo; Vice-coordenador, Valmir de Oliveira Teixeira; Financeiro, Márcio Roberto de Oliveira e Nilza Eliana Martins; Secretáriado, Tiago Macedo Rocha e Ronei de Souza; e Conselheiros, Wanderson José Rodrigues, Perbuário Pedro Pimenta e Sargento Valentim.
Como participar
Para participar do Primeiro Abraço ao Hospital São José, a comunidade pode aderir fazendo doações espontâneas ou através da conta de água, durante o ano. O objetivo final é arrecadar R$ 600 mil.
No dia 19 de janeiro de 2013, cerca de trezentos voluntários formarão uma corrente no entorno do Hospital São José, oferecendo um abraço fraternal à instituição. Durante o evento, também serão realizadas ações sociais como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e entrega de material a novos colaboradores. "É uma campanha difícil, mas não impossível. Pedimos a Deus e seu Filho, Jesus, que iluminem nossos trabalhos e que tenhamos sucesso", disse a coordenadora Nilva Melo.
Ao final do Projeto, no dia 30 de março de 2013 às dez horas da manhã em frente ao HSJ, será feito o repasse simbólico do valor arrecadado ao presidente Olímpio Morais, revelando quais serão as melhorias internas e os equipamentos que poderão ser adquiridos.
Realidade da instituição
O Hospital São José, que atende nove cidades da região do Pontal do Triângulo Mineiro, é o maior hospital público da região do Pontal do Triângulo, responsável por cerca de 200 mil pessoas. "Com uma demanda tão alta, é preciso investimento constante não apenas em cursos e aperfeiçoamento dos nossos colaboradores, mas também da aquisição de novos equipamentos. E estamos trabalhando com vidas, é uma responsabildiade muito grande", observa o diretor administrativo, Cleuson de Oliveira.
Para o Diretor de Recursos Humanos do HSJ, Nivaldo dos Santos, com o trabalho voluntário das comissões - de Eventos e Apoiadores do Primeiro Abraço ao Hospital São José - a sociedade poderá compreender ainda melhor as necessidades da instituição e ajudar na missão da Sociedade São Vicente de Paulo, que é o atender - gratuitamente - os mais necessitados. Por definição supervisionada pelo Ministério Público, o Hospital São José recebe dos poderes constituídos recursos financeiros que ajudam a custear a manutenção geral da instituição, mas diante da grande demanda de atendimento ao SUS, os recursos não são suficientes.
Reconhecido como de utilidade pública municipal, estadual e federal, o Hospital São José disponibiliza com transparência à população balancetes e informações sobre a Campanha Salve Vidas e Primeiro Abraço, dentre outros temas, através do site www.hospitalsaojose.org.br
Foto: Divulgação
Fotos
Leia também
Grupo Gestor do HSJ comemoram resultados positivos em 2012