Obra do HSJ sai do chão e surgem as primeiras colunas do novo bloco cirúrgico

Desde a primeira quinzena de março, a Diretoria do Hospital São José está empenhada na construção do novo bloco cirúrgico da instituição, que dará condições para que o hospital possa elevar seu atendimento de média para a alta complexidade, evitando assim a transferência de pacientes em estado grave para serem atendidos em outras cidades. Com a base já concluída, atualmente os construtores estão enchendo as primeiras colunas da área que terá cerca de 478 m².
De acordo com a engenheira civil Elizete Melo, responsável pelo projeto, o andamento da obra está dentro do previsto e já foi realizada a etapa de fundação. “Agora, estamos fazendo a estrutura de pilares e vigas do primeiro pavimento, o térreo. ”
Além do enchimento das colunas, estão sendo construídas as formas de vigas, junto ao escoramento da laje do primeiro piso, colocação de ferragens e a parte elétrica. Posteriormente, ocorrerá a fundição.
O encarregado da obra, Adão Divino da Silva, informa que todos os relatórios estão sendo entregues ao Diretor de Recursos Humanos, Nivaldo dos Santos. Em sintonia com o Diretor Administrativo Cleuson de Oliveira e com o Presidente do Hospital São José, Olímpio Morais, todos estão se dedicando integralmente na conclusão de cada etapa da obra.
A construção do novo bloco cirúrgico está sendo possível graças ao envolvimento de empresários, produtores rurais, voluntários, mais recursos do Governo do Estado de Minas Gerais, via Pró-Hosp. Estimada em dois milhões e duzentos mil reais, a obra dará melhores condições de atendimento, com ampla recepção, ambulatórios e cinco salas de cirurgia. Dentre elas, uma sala híbrida para cirurgias de alta complexidade, tais como as de neurologia e cardiologia.
Doações e Campanhas
Para ajudar na manutenção da obra e do próprio HSJ, a Comissão de Humanização e Eventos da instituição está realizando campanhas nos bairros da cidade, levando serviços de saúde à comunidade através de sua equipe de Enfermagem. Os profissionais aferem a pressão arterial, realizam o teste rápido de diabetes (glicemia) e prestam valiosas dicas para a prevenção de doenças. Ao mesmo tempo, voluntários percorrem as residências solicitando doações via conta de água da SAE. As doações, a partir de três reais, são feitas com total segurança, uma vez que mensalmente a autarquia repassa 100% dos valores doados ao Hospital São José, através de convênio.
Fotos: Flávio Oliveira