Deputado Marcos Montes visita o Hospital São José

Quinta feira, 30, o Hospital São José recebeu a visita do deputado federal Marcos Montes, PSD-MG, que foi cumprimentado pela Diretoria do HSJ pela indicação de emenda no valor de duzentos e cinquenta mil reais, para custeio da instituição.
O deputado Marcos Montes, que é médico anestesista, conhece e é preocupado com as questões da saúde. Atendeu a imprensa, cumprimentou os colaboradores do HSJ e fez uma dedicatória à instituição. Oportunamente, o deputado Marcos Montes se comprometeu em dar continuidade a esse trabalho, com novas indicações.
Camas, cadeiras, poltronas, foco cirúrgico, são equipamentos que vêm sendo adquiridos com emendas e a colaboração dos deputados da região. “Várias ações estão sendo realizadas para podermos passar o HSJ de média para alta complexidade”, afirmou o Diretor de Recursos Humanos do HSJ, Nivaldo dos Santos.
Hoje, a população de Ituiutaba e de toda a região é penalizada com a transferência de pacientes em estado grave. Que precisam ser atendidos em outras cidades que têm mais recursos. A perspectiva é de que nos próximos doze meses o HSJ continue em obras, para que esse gargalo seja resolvido.
Outra empreitada é recurso via Ministério da Saúde, no valor de quatro milhões e setecentos mil reais. “Conseguimos através do assessor especial da Presidência da República Joédis Marques, aonde faremos uma reforma ampla no HSJ, dando melhor ambiência e melhorias diversas ao cidadão”, informou Nivaldo.
A comunidade tem reconhecido as melhorias no hospital, principalmente nos serviços que dão condições para a internação na instituição. “Assistência médica, lavanderia, internação, hotelaria e o constante investimento de capacitação das nossas equipes. Temos trabalhado a questão da humanização no atendimento, para oferecermos o que temos de melhor aqui no HSJ.”
Com muito trabalho e sacrifício, o HSJ conseguiu abraçar toda a comunidade. Há dez anos, a UTI era composta de apenas quatro leitos. Hoje, são dez leitos e com uma taxa de ocupação de noventa por cento, via SUS. Um investimento de mais de dois milhões de reais.
Nivaldo informou ainda que essa demanda vem aumentando. Então, é preciso que as lideranças fiquem atentas para isso. “Não temos gente no corredor, fila de espera, mas a questão financeira traz graves problemas ao hospital.”
O Diretor Administrativo, Cleuson de Oliveira, salientou que o custeio do Hospital São José está muito difícil. Trata-se da compra de medicamentos, esterilização, plantão de médicos. “E não há dinheiro suficiente. ”
Caso o Hospital São José parasse de atender pelo SUS, a região entraria em colapso. O Presidente do HSJ, Olímpio Morais, já orientou a Diretoria a buscar meios para não deixar isso acontecer “em hipótese alguma. ”
A presidenta da Comissão de Voluntários do Hospital São José, Nilva Pereira, explicou que essa comissão surgiu em apoio ao hospital e que a população e as lideranças devem mesmo ajudar, porque há doentes esperando essa atitude. Agradeceu a todos e pediu a colaboração e o apoio voluntário de cada um.
O presidente Olímpio Morais assinalou sua felicidade em receber as lideranças, pois ajudam a resolver os problemas diários do hospital. "Só agradecemos a vocês e à população por terem abraçado o Hospital São José". Olímpio recordou que gestos simples, ajudam. E de que no primeiro leilão realizado pelo HSJ, um doador entregou ao hospital uma pá, feita artesanalmente, que depois foi arrematada por R$1.480,00. "O trabalho é nosso, é de todos nós. Vamos trabalhar com amor ao próximo, porque Jesus fez tudo por nós. Estamos fazendo para Deus. Obrigado a todos e um forte abraço."
Fotos: Flávio Oliveira / Divulgação
Fotos
Leia também
Hospital São José faz campanha prolongada no bairro Platina