População abraça o Hospital São José em campanha para aquisição de novos equipamentos

Publicado em quarta-feira, 30 de janeiro de 2013 às 13:46
Tags:
Tamanho da fonte

ITUIUTABA - Com o slogan "Abrace o Hospital São José", a campanha desenvolvida por um grupo de empresários, voluntários e Comissão de Eventos da instituição ganhou as ruas e mobilizou centenas de pessoas dia 19 de janeiro na Avenida 03 esquina com a Rua 20, em frente ao HSJ. Num gesto de solidariedade e carinho, o hospital mantido pela Sociedade São Vicente de Paulo, ganhou um abraço de todos os presentes. "É com grande satisfação que vemos a campanha cada dia ganhando mais força e a adesão de todas as pessoas de Ituiutaba e região. Nosso objetivo é angariar seiscentos mil reais para a compra de novos equipamentos à nossa UTI. E estamos otimistas porque começamos bem", comemora o presidente do HSJ, Olímpio Morais.

No lançamento da campanha, o Hospital São José recebeu a visita de populares e autoridades. Em contrapartida, disponibilizou gratuitamente serviços importantes como exame de glicose, aferição da pressão arterial, ofereceu dicas de saúde a todos e através de suas equipes, fez a distribuição de material informativo.

No evento, estiveram presentes grupos de apoiadores com seus membros: Sociedade São Vicente de Paulo, Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer - AVCCI - , Lions e Rotary Clube, lideranças religiosas e políticas, Associação Comercial e Industrial, Prefeitura de Ituiutaba, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, imprensa e veículos de comunicação, executivos e representantes de classe. Todos foram recebidos pelo Grupo de Apoio e pela Comissão de Eventos, que disponibilizaram ampla infra-estrutura aos visitantes. "Hoje é um dia muito especial para nós, com a participação maciça dos vicentinos e inclusive de todos os nossos colaboradores do Hospital São José", afirmou o Diretor de Recursos Humanos, Nivaldo dos Santos.

Para o Diretor Administrativo do HSJ, Cleuson de Oliveira, é importante ressaltar que o hospital recebe através de convênio com o Cis-Pontal, que envolve as prefeituras de Ituiutaba e de toda a região, mais Estado e União, recursos que são imprescindíveis para manter o hospital em funcionamento. "Na totalidade em 2012, por exemplo, foram mais de sete milhões de reais. Tudo isso é supervisionado pelo Ministério Público e nossa prestação de contas é feita com absoluta transparência. Nosso objetivo, agora, é conseguir novos recursos para comprar equipamentos e modernizarmos a nossa UTI e o Centro de Esterilização do hospital", concluiu.

Os recursos oriundos de convênios regionais, do Estado ou da União, chegam ao hospital na forma da lei. O recebimento acontece por meio da Prefeitura de Ituiutaba, que por sua vez faz o repasse depositando na conta da instituição os valores individuais. E é a contribuição de todos que faz com que a totalidade seja ampla. O Hospital São José, reconhecido de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, atende situações de média complexidade. Os casos graves são encaminhados via SUS Fácil, um sistema  administrado pelo Estado, para centros de referência que demandam alta complexidade. "É nossa meta atingirmos a alta complexidade e estamos trabalhando para isso, humanizando cada vez mais nosso atendimento e inovando em qualidade", salienta o Presidente Olímpio Morais.

EXIGÊNCIAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Por determinação do Ministério da Saúde, todos os hospitais que possuem este serviço em todo o País estão obrigados a modernizar suas Unidades de Terapia Intensiva - UTI's - . O prazo estabelecido pela ANVISA é até 30 de março. A medida é considerada um grande avanço, porque busca garantir assistência com qualidade e melhor segurança no atendimento a pacientes críticos.

Uma corrida contra o tempo. O hospital é o único que atende pelo SUS em Ituiutaba. Por mês, são quinhentas internações e, desse total, 90% realizadas pelo sistema público de saúde. "Nossos dez leitos de UTI já se mostraram insuficientes tanto do ponto de vista qualitativo, como do ponto de vista quantitativo", observou o Diretor Clínico do Hospital São José, Dr. Rodrigo Braga.

"E foi justamente por isso que o Grupo de Apoio mais a Comissão de Eventos deu início à campanha 'Abrace o Hospital São José'", salientou o presidente da Comissão de Eventos, Márcio Roberto de Oliveira.

Walmir Teixeira, um dos colaboradores voluntários, explica que o Grupo de Apoio e a Comissão de Eventos estão passando às pessoas e também ao comércio, blocos com informações para doação. Também podem participar os produtores e trabalhadores rurais, com doações tanto em dinheiro como em objetos que possam ser leiloados.

Uma das pessoas que fez doação ao HSJ é a aposentada Marli Leal: "Estou doando, porque do momento que o Hospital tá fazendo (a campanha), é porque realmente tá precisando", disse.

A presidente da Comissão de Apoio, empresária Nilva Helena Pereira, espera novas contribuições a partir de março para que os objetivos sejam alcançados e a população tenha bons serviços e a UTI do HSJ funcionando de acordo com a legislação: "não podemos perder a UTI, porque, se perdermos, para onde os doentes de Ituiutaba vão, quando precisarem?", indagou.

Para doações ou maiores informações, o telefone de contato é o 3271 7247. Visite também o site do hospital são josé: www.hospitalsaojose.org.br

Fotos: Divulgação

Fotos

Mais Matérias

Leia também

Matéria anterior
Abrace o Hospital São José Faça sua doação
Processando...